Quanto a natureza espácio-temporal

Quanto a sua natureza espácio-temporal há 2 tipos de média:
Estáticos, Dinâmicos e Imersivos.
Os estáticos agrupam elementos de informação que são independentes do tempo, alterando somente a sua dimensão quanto ao espaço
(exemplos: o texto, a imagem e o gráfico).




A parte gráfica da multimédia é, nos dias de hoje, importantíssima para a apresentação ou para a projecção de, seja ela somente uma imagem ou um trabalho qualquer, mesmo para um negócio.







Os dinâmicos agrupam elementos de informação, mas que são dependentes do tempo. Nestes casos, por serem dependentes do tempo, uma alteração na ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alteração na informação associada ao respectivo tipo de média dinâmico (exemplos: o áudio, o vídeo e a animação).

O som é a propagação de uma onda mecânica de forma circuncêntrica, mas apenas em meios matérias, ou seja, o som não se propaga no vazio.
O advento da tecnologia e principalmente da electrónica permitiu o desenvolvimento de armazenamento de áudio e aparelhos de som para gravação e reprodução de áudio, principalmente a música.


(Exemplos de fontes: MP3, CD, o LP ou Disco de vinil e a cassete); Exemplos de aparelhos que os reproduzem: Gira-discos, MP3 players, o gravador de cassete, etc)






O vídeo, ou um vídeo, é basicamente um conjunto de várias imagens em movimento. É um tecnologia que processa sinais electrónicos, sendo eles analógicos ou digitais, para capturar, transmitir e/ou armazenar, as imagens em movimento.


E finalmente, os imersivos são aqueles que agrupam elementos de informação interactiva em ambientes 3D.



Muitas das vezes, os tipos de média, quanto a sua natureza espácio-temporal, classificam-se em 2 tipos só, sendo eles o estático e o dinâmico, pois o imersivo "pertence" ao dinâmico, uma vez que trabalha-se em ambientes 3D e também, ao longo do tempo.


0 comentários:

Enviar um comentário